quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

A ciência na literatura

Sabe-se que realmente a ciência manipula a literatura enquanto objeto de estudo, visto que se trata de um artifício predestinado a modificar o mundo que a cerca.

A ciência se apresenta conservadora e transmite um sentimento da opacidade do mundo, buscando assim um fundamento transcendental. Empiricamente constata-se que a filosofia das ciências é bastante difundida, pois reitera o novo por meio de uma prática construtiva e autônoma, já que o pensamento se reduz deliberadamente ao conjunto das técnicas de capacitação, que é inventado e descoberto pelo objeto do desejo: o ensaio, a operação, a transformação, que reserva o controle experimental em que intervêm os chamados fenômenos altamente trabalhados. Daí os registros produzidos nos mostra uma ciência nada sensível à intelectualidade.

Com efeito, percebe-se que a ciência analisa com exatidão os faltos, não obstante não consegue distinguir a totalidade de como é colocada diante do mundo. Através do gradiente as informações serão colhidas e cristalizadas à medida que o ponto é determinado, que perguntas vão surgindo e que o instrumento de pesquisa funcione ou não como compreensão de si mesma, na construção de um mundo bruto ou existencial e que não reivindique o valor constituinte que os “conceitos da natureza” possam transmitir numa filosofia idealista.

Consoante Merleau-Ponty, o mundo é por definição nominal o objeto de nossas operações, uma vez que leva ao absoluto a situação de conhecimento do cientista e afirma que tudo existiu e existe jamais tendo existido senão para entrar no laboratório. Para ele, o homem, por meio de uma pesquisa decadente, se torna de fato manipulado no que se julga a ser inerente ao regime de cultura: não há nem mais verdadeiro ou falso no que está relacionado à história e ao próprio homem.

O homem é uma “máquina” de informação, pois é sensível ao mundo do trabalho. É a sentinela que se posta silenciosamente para descobrir o universo e seus significados quando despertam no outro a capacidade de transmitir conhecimento. Isso se pode perceber através do pintor, que busca na arte o sentido do ativismo, para alcançar a sabedoria e a beleza artística, pois é o único a ter direito de olhar sobre todas as coisas sem nenhum dever de apreciação.

Em suma, a filosofia da ciência após Nietzsche nos ensina a ser grandes viventes. Há urgência em aprender a ser forte ou fraco na vida, pois o mundo nos oferece à força de ver o belo, à força de vislumbrar a arte por meio de uma “técnica”, a história entrelaçada de enigmas, a descoberta de um novo conhecimento: o desejo amiúde de viabilizar a tão sonhada cultura.

27 comentários:

  1. A liberdade que existe na literatura, não seguindo regras e sequer provas, difere daquela que norteia os passos dos cientistas. Excelente texto. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Belo texto para inaugurar 2013! Já estava com saudades...

    ResponderExcluir
  3. Um belo texto para instruir e iluminar este começo de ano. Sob uma perspectiva que eu ainda não tinha sequer parado para analisar.


    Abraços meus!

    ResponderExcluir
  4. O mundo é ciência e a arte é a única forma que transcende essa perspectiva.
    Bom texto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto...A beleza da literatura está justamente na liberdade que expressa e na liberdade dos olhos que a admira.E no conhecimento que transmite.

    ResponderExcluir
  6. se a ciência e a filosofia não andassem juntas, provavelmente a ciência não teria chegado aonde chegou, já que é a filosofia que questiona as coisas, a filosofia pergunta, questiona e a ciência tenta explicar.

    ResponderExcluir
  7. Ótimo texto...A beleza da literatura está justamente na liberdade que expressa e na liberdade dos olhos que a admira.E no conhecimento que transmite.

    ResponderExcluir
  8. Enquanto estivermos por aqui expressando nossos sentimentos,,,o mundo estará bem melhor,,,,abraços amigo e um feliz ano novo pra ti.

    ResponderExcluir
  9. Um texto bastante curioso e instrutivo.Que conseguiu de forma clara e inteligível atrelar o sentido da literatura com a filosofia.
    Parabéns!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. O interessante é saber aquirir a sabedoria da literatura.
    Primeira vez aqui. Gostei bastante
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Jasanf,
    Obrigada pela visita. Excelente texto, este. Visualizador.
    Bom Ano Novo para você, também. Que 2013 lhe seja muito melhor do que o que passou... Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Oi Jasanf!

    Descobrir o universo e seus significados, é a eterna
    busca do homem!
    Feliz 2013!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá, como está?
    Agora que se encetou um novo ciclo,
    venho desejar-lhe um bom ano,
    cheio de realizações e alegrias!

    Um forte abraço!

    *** Apreciei bastante, o seu texto.

    ResponderExcluir
  14. Obrigado pela vista e pela generosidade do comentário.

    Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  15. Oi :)
    Gostei do texto!Também gostei da visita,obrigada.
    Desejo a vc também um ótimo e feliz ano novo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Ciência e literatura coexistem, perfeito, mas, nem sempre a literatura segue as regras da ciencias, nem sempre precisa de provas, precisa de imaginação, porém a ciencia muitas vezes necessita exatamente da imaginação para se tornar um dia real.

    bommm 2013!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Jasanf

    Que bom reencontrá-lo!

    O prazer da descoberta move a ciência e habita a literatura.

    Beijos com desejos de um Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  18. Ola Jasanf!!!!

    Sempre bom te ler!!!!!!!!

    beijo

    ResponderExcluir
  19. Texto muito inteligente.

    Estou te seguindo.

    Tenha um bom final de semana.

    ResponderExcluir
  20. Oi amigo, meio atrasado mas desejo para você um ótimo inicio de ano, que o ano de 2013 seja motivo de muitas alegrias! Pois você é uma pessoa merecedora de todas as coisas boas deste mundo e deste imensurável universo que nos cerca!!!!
    Valeu muito obrigado por existir!!!

    ResponderExcluir
  21. Muito interessante!!!
    Um ano cheio de energia de luz pra ti, querido!
    Bj

    ResponderExcluir
  22. Obrigada, honey... feliz ano novo!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Gostei de um comments seu num outro blogs.
    Apercebi-me que aprecia quem escreve e gostei desse sentir,
    tão invulgar.

    Gostei de seu texto!

    Maria Luísa

    "os7degraus"

    ResponderExcluir
  24. O percurso da Ciência pode ser recto ou tortuoso, mas fica faltando o encanto e o enlaçe das ternuras e fantasias que preenchem a Alma.
    Se a Ciência se diz exacta, nada pode no exacto entendimento que surge pela Literatura.
    Gostei da análise. Gostei do texto.


    Abraços


    SOL

    ResponderExcluir
  25. Olá Jasanf,

    Obrigada pelo carinho em meu blog. Que 2013 também seja um ano de grandes e bons acontecimentos em sua vida.

    Um forte abraço,
    Camila Gomes

    ResponderExcluir
  26. Gostei muito da forma como análisou o tema.

    Um excelente Ano!
    abraço
    cvb

    ResponderExcluir