domingo, 3 de outubro de 2010

Dialética e estética

Nada de simplicidade com os vocábulos, mesmo que se façam argumentações em silêncio para não ferir o semelhante ou empregue lindos versos para suprimir desejos do coração.
À medida que desperta nas pessoas o belo, se constrói um pequeno palimpsesto: método fervoroso para curar o saber e inserir uma engenhosa ideia aprimorada por cima de outra. Teses são criadas em prosa e em verso para somar e discutir palavras, sentimentos, pensamentos e desejos da alma. O que desperta o belo em nós? Pecado ou virtudes? Ou ambos entrelaçados numa simbiose desvairada?
Retóricas são engendradas poética e metaforicamente para ludibriar o outro ou para favorecê-lo em todos ou quase todos os contextos que a dialética nos propõe. Pura lógica subtil! Pois no campo sintagmático tudo se aprimora a fim de embevecer qualidades e moldar grandes ações, grandes tons verbais coesos e coerentes, já que eles dão existência à escrita e à mensagem que ela se propõe a desvendar.
Em suma, tratar-se-á de uma grande e profunda arte cênica do raciocínio ao se tornar o reverso daquilo que se pensa e que se deseja refletir, uma vez que toda dialética manifesta-se a estética do saber alicerçada por altíssimo conhecimento morfossintático e dissertada no mais alto grau de vicissitude refletida na temática que fora escolhida. Que bom! Tudo é complexo e prolixo mesmo. Não se pode ser simples sempre ao seguir um parâmetro estético. Nem sempre a criatividade e a originalidade estão entrelaçadas no mesmo campo lingüístico, no entanto elas recriam o que já está pronto dando outra performance e outra capa. Assim, o desempenho dependerá da boa leitura e da excelente técnica aprendida, visto que do vazio nada se vem, poder-se-á até mantê-lo como vontade própria, mas o que vale é a experiência que conquistamos todos os dias.

3 comentários:

  1. Difícil comentar por aqui, este é a terceira tentavia, acho que minha net esta com problemas; mas disse algo como sua dialética & estética se engendram...e, que quase buscaba um dicionário para certas palavras do seu texto...
    Engendrada, goseti do som dessa palavra!
    Abç!

    ResponderExcluir
  2. Olá Jasanf (pronuncia-se o "j" como "i"?),
    Estou retribuindo a visita e devo lhe dizer que a cara de seu blog é muito familiar para mim. Uma sensação de déjà vu. Já passei por aqui antes em algum momento...

    Dei uma lida agora num artigo mais antigo chamado "Costurando sombras", que é perfeito!

    Neste aqui toda prolixidade que possa parecer à primeira vista vai se desmanchando ao longo da leitura e se transforma em clareza total quando vc conclui que "o desempenho dependerá da boa leitura e da excelente técnica aprendida, visto que do vazio nada se vem"... Uma grande verdade!
    Já adicionei nos meus favoritos, prometo passar aqui mais vezes!
    Abração!

    ResponderExcluir