terça-feira, 2 de novembro de 2010

Dia de Finados

Cemitérios à vista!
Limpeza e novas flores
para enfeitar os túmulos
cuja confiança e expectativa
todos almejam e esperam
de ano a ano,
reviver gamas de sentimentos.
Parecia um desfecho
ou seria um recomeço de uma nova etapa?
Uma nova sinestesia trabalha
com esmero a oração familiar.
A carne morre para dar lugar ao espírito
e ele dança, festeja e se alegra
sutilmente pelas rezas.
Espectros de luz invadem
tal mausoléu para festejar a esperança.
Há vida entre os mortos
pois é dia de celebrar a lembrança
e a nostalgia fugaz e efêmera
daquele que se padece de esmeraldas
É momento de dizer “olá!”
e recriar imagens hiperbólicas
mistas de invisíveis sabedorias e prazeres
que não se findam,
mas falecem com o coração
e se fortifica com a memória.
Aqui jaz a prosopopeia,
a literatura e arte de escrever...

4 comentários:

  1. Nunca lembro-me desta data. Adoro The Final Countdown. Músicas antigas são como refúgios para mim.

    ResponderExcluir
  2. Jasanf,

    Eu, particularmente, não gostos desses rituais, pois meus afetos são lembrados na memória dos meus dias e sempre.

    E aqui, nem prosopopeia, nem literatura e nem arte de escrever estão mortas, mt pelo contrário, a poesia vive.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Não gosto do dia, muito perto do meu aniversário; é uma mistura enorme de morte com vida.

    ResponderExcluir
  4. E o ritual perdura por séculos, no dia de se festejar a saudade.
    Bjux

    ResponderExcluir