quarta-feira, 21 de abril de 2010

Sombras de mim

O sol bate lá fora intensamente. Aos poucos percebo as sombras dos transeuntes por aí. Sinto atraído por elas e pelas formas adjacentes e imagináveis.
Contemplo cada movimento que elas fazem em volta do sol. Vejo além do negativo: sem detalhes, sem olhos e bocas, somente sua cor escura e meio funérea. Infelizmente não há face. Onde será que ela se encontra? Como perpetuar a façanha humana nos mínimos detalhes da criação? Por que minha face se modificara com o excesso dos raios solares?
Agora me torno a própria sombra. O negativo vira o positivo ou será imaginação fértil do ser? Será o outro? Será que tal sombra refletirá no espelho da vida? Será que existirá de fato espelho para sombra?
Deparo-me com um universo repleto de sombras. Elas não se encontram sós, visto que clamam em coro por alguma nota que não destoe nem desafine do conjunto melódico. Parece até harmônico, no entanto percebo medo no ar, já que sombras não possuem vidas.
Receio pelo caos que elas podem causar para se libertar do ser (inimaginável até este instante). É bastante triste um ser sem sombra, uma vez que o vazio necessita do positivo e do negativo simultaneamente.
Percebe-se claramente que elas desejam ganhar voz, entretanto precisam utilizar o ser para que o som se sobressaia. Elas gritam incessante e intensamente. Como segurá-las para não escapar de mim? Como tirá-las dos vazios caóticos que o mundo lhe concebeu? Há muita tristeza no ar. A efemeridade das sombras não se eternizará com este sentimento. Vejo migalhas espalhadas pelo chão para confundi-las excessivamente. Tudo é tramóia de um falso pregador e de um destino que as próprias sombras constroem.
Permaneço perdido com o brilho negro de minha sombra. Há tanta saudade dela, pois me fazia rir, consolava-me em dias melancólicos, construía meios econômicos para uma boa ocasião, estudava, enfim, meus sentimentos e coração.
Com efeito, descubro que ela mesma faz parte do meu eu, que é o que ainda se revelará. Onde encontrá-la neste momento? Se alguém a achou, devolva-me. Preciso dela para cumprir minha existência literal e metafórica, já que não sei interpretar sem a presença dela ao meu redor.
Por mais que tal sombra não tenha vez nem voz, ela me completa, me alucina e me deixa “vitaminado” para enfrentar o mundo hipócrita. Caso algum momento a encontre por aí, traga-me a mim. Dê-me de presente aquilo que fora roubado de mim violentamente e sem pudor, porque todo positivo necessita-se de seu negativo e vice-versa para findar-se com alegria e para servir de alicerce para grandes e ternas emoções.

2 comentários:

  1. quantas vezes precisamos entender sobre as sombras da vida para reconhecer a nossa existência de ser humano. As sombras não possuem vidas, mas a vida pode fazer com que muitos raiz de sol ultrapasse qualquer sombra de tantos desafios e estradas que podemos seguir.
    A questão é ter a positividade como alicerce de base para ser sustentada por nosso eu, que se chama Deus!
    beijos

    ResponderExcluir