sábado, 7 de maio de 2011

Semiose da Mãe


Pausa para falar de gestação poética, de palavras concebidas em nove meses, de primavera agindo em nós, de noivar sentimentos à medida que criamos laços de amor. Todos sabem que são apenas três letrinhas que contagiam, que emocionam, que benzem a criação quando a enfermidade espreita. Seu choro emociona o deus da vida, seu leite alimenta a esperança e produz força para vencer obstáculos nada poéticos.
Seu colo nos aproxima assim que necessitamos de uma relação de contiguidade, de puxão de orelha, de beijo no rosto e no cumprimento do quarto mandamentos de Deus: honrá-la sempre em todo momento e chamá-la pelo nome.
Com efeito, a simetria dessa mulher corresponde aos grandes e bonitos arranjos musicais e nos ensinamentos que perdura a vida toda. Sendo todo dia um recomeço, um reencontro, uma nova lição, uma nova Sherazade a contar estórias fabulosas e inspiradoras para algum sultão, uma vez que é mulher de fibra, entre a beleza, o pecado e o não de Eva e a pureza, singeleza e o sim de Maria, entre as agitações de Madonna e a delicadeza de Xuxa para com seu público infantil, entre a arte culinária e a profissão fora de casa, percebe-se a grandiosa mulher, mista de semiose e poética, de retórica e hermenêutica, já que cada uma é única estrela diante de uma farta constelação.
Por meio de uma presença constante em nossas vidas, pode-se dizer que mãe tratar-se-ia do signo do amor, visto que comporta além de um plano de expressão, há um conteúdo transcendental por trás de uma significação engendrada que coincide com a relação entre a criadora e a criatura.
Lembremos de que o signo consiste num veículo de qualquer fenômeno de semiose e esse processo funciona ao passo que a figura materna produz um determinado efeito ou suscitando uma determinada resposta nos agentes do processo semiótico: a mãe amamenta sua cria, transmite carinho e segurança durante a vida toda de seus filhos, impõe conceitos de identidades que serão construídas durante o processo significativo do indivíduo.
A semiose da mãe consiste na ação de determinar a criação de seu filho e no processo de aprendizagem que ela perpetuará e criará ao longo da vida, uma vez que a linguagem entre mãe e filho é que os farão como intérpretes de um mundo. Todo ato de linguagem, seja ela artística ou não, enquanto ato de significação, implica uma semiose, que equivale à função semiótica, propriamente dita.
Se procurarmos ter uma visão global do caminho que uma mulher percorre para criar uma criança, podemos constatar que se impõe um conceito de identidade que servirá de ponto de partida para se imaginar o que é ser “si mesmo” no âmbito sintagmático da mãe entre o filho.
De acordo com a concepção materna à qual nos referimos para falar do processo de identidade aperfeiçoado pela figura materna, podemos descrever as práticas de assimilação que um sujeito pode adquirir ao longo de sua existência: maturidade e experiência.
Em suma, mesmo que uma mulher não consiga na íntegra a participação na esfera da maternidade, ela poderá criar laços únicos de amor que suscitará vida, amizade, história e existência. Só se sabe que ser mãe é ultrapassar as barreiras de uma biografia que surgirá à proporção que o nascimento de outrem concebe novos horizontes, novos paraísos, novas poeticidade, novo valor sígnico de amor, uma nova semiose a ser definida pelo padrão semiótico de uma mulher que idealiza e inventa novas vidas.

26 comentários:

  1. ''Ser mãe é dar a luz grandes realizações...'' Já ouvi isso de um poeta e como mulher, concordo firmemente... e assim vamos criando a sintonia perfeita para a continuidade da espécie. Belo post! Bj

    ResponderExcluir
  2. Seu texto ficou lindo. Fez uma viagem pelo interior e pelo exterior , no clamor de uma homenagem merecida e poética.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Belissimo texto....as imagens ficaram perfeitas, cada uma com seu significado e beleza.
    A musica com Wagner Moura, perfeita.

    "Ser Mãe é assumir de Deus o dom da criação, da doação e do amor incondicional. Ser mãe é encarnar a divindade na Terra."
    Barbosa Filho

    Ser mãe da Bruna, foi o maior presente que Deus me deu!!

    Beijo!!

    Ma

    Eu, como mãe de Bruna me senti homenageada!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Grande significado, abençoadas as que podem compartilhar desta imensa alegria, que Deus proporcionou, o dom de poder ser mãe, como eu.
    beijo
    oa.s

    ResponderExcluir
  5. Belo texto para uma bela pessoa. A mais bela que podemos imaginar ou ter a oportunidade de conhecer.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha visto Wagner cantando. Manda bem!

    ResponderExcluir
  7. ...como se diz por ai: só quando somos mães é que entendemos e compreendemos a imensidão desse amor...
    a minha e a todas as mães muitas bjks doce no ♥

    ResponderExcluir
  8. Que texto bom!

    Que as bençãos se estendam sobre todas Elas, que com coragem, amor e determinação abrem mão de si, em prol de seus Filhos, amém!

    ResponderExcluir
  9. Um texto impecável, uma linda homenagem.Parabéns. Hoje minha homenagem as mães está no meu blog ventos na primavera, se puder visite.Bom fim de semana pra você amigo.

    http://ventosnaprimavera.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Lindo texto,,,ser mãe é ter o dom da vida...grande abraço de bom sabado...

    ResponderExcluir
  11. Muito lindo este seu texto.
    Carregado de sentimento, e de grande valor para esta pessoa, que de longe é a mais importante em nossas vidas.
    Sobre seu comentário em meu blog, também adoro Carlos Drummond de Andrade e seus poemas impecáveis. Meu Preferido sempre será Fernando Pessoa, mais Drummond sempre estará presente em minhas estantes...

    Bom fim de Semana pra você!

    Canata

    ResponderExcluir
  12. Um texto tão lindo, poético sem dúvida, sobre um ser único!

    ResponderExcluir
  13. perfeito! mãe é tudo..
    beijos e me surpreendeu o vídeo..

    ResponderExcluir
  14. Lindo blog, lindos textos, lindas fotos. Parabéns. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  15. Que texto perfeito e EMOCIONANTE, querido! Parabéns! Lindo lindo lindo!
    Bjoo

    ResponderExcluir
  16. Jasanf..voltei pra ler seu texto de novo.
    Cada vez que o faço, mas me encanta sua escrita.
    Como vc consegue? DOM!!!
    E sei que vc cuida muito bem dele!!
    O Wagner Moura cantanto..trilha sonora perfeita!!
    Sucesso meu amigo POETA!!

    MA

    ResponderExcluir
  17. Parabéns menino...!!, por um texto tão completo.

    Que filho lindo você deve ser...

    E em pensar que cada filho é um diferente do outro, mas que o amor de mãe é o mesmo para todos. Isso é Divino!!

    Quanto ao Wagner Moura, que artista completo esse!! Apesar de apreciar muito seus trabalhos artísticos, eu estou sabendo somente agora, por você, que ele ainda por cima, possui o dom de cantar.

    Beijos meu amigo e um Feliz Dia das Mães, para vocês aí... Muitas alegrias para a sua mãe.

    ResponderExcluir
  18. Voltei para lhe fazer um pedido. O ArcadoAutoConhecimento foi indicado para concorrer ao SELO BLOG DA SEMANA, em votação que se iniciou no dia 05/05 e ficará aberta até o dia 11/05/2011 no BLOG DO SUPER WILL. Se você quiser me presentear com seu voto, deve acessar o blog do Super Will, no endereço http://wwwwillblog.blogspot.com/. O Will é o idealizador do selo, tendo por objetivo homenagear e promover a confraternização blogueira através da troca de links, divulgação e experiências. Desde já, agradeço a gentileza e amizade.

    ResponderExcluir
  19. Lindo post,é mãe pertence a grande
    constelação chamada amor.
    Forte e cuidadosa com o ser que trás consigo,forjando um carater
    honesto com seu amor e carinho.
    Abraço,abençoado final e inicio de
    semana a ti e tua casa!

    ResponderExcluir
  20. Muito lindo, a melhor coisa da vida deve ser ser mãe, sonho com isso!
    Ótimo domingo!
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Texto maravilhoso, mãe é um presente q Deus nos deu e a homenagem é perfeita.

    beijos...Mariz

    ResponderExcluir
  22. Aplaudir apenas e dizer que ficou lindo demais...

    parabéns, Abraços.

    Márcia.

    ResponderExcluir
  23. Jasanf,
    Ontem escrevi uns 500 caracteres no seu Livro de Visistas (amei!),não salvei e dancei!!!
    Voltarei pra escrever lá de novo. Você e e suas sacadas maravilhosas, pois seu blog está cada dia mais transado e seus poemas... Aff!!! Te gosto pra caramba, sua sensibilidde, seu carinho seu respeito para com aqueles com quem vc interage é tudo de muito bom. Se vc tem uma mãe querida, um beijo enorme pra ela!
    Obrigada, sempre, pelos comentários gentis e carinhosos deixados lá nos meus cantinhos!!!!
    Um domingo de muito sol e alegrias.

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde, jasanf!
    Com certeza existe um elo fortíssimo, moldado pr uma maternal presença, entre você menino e você adulto. E pelos seus textos nota-se essa presença de uma mãe zelosa e amável. Estou certa? Sua homenagem è mais que inteligente e verídica. É edificante e muito bonita, uma linda e sincera homenagem a nós mães. Tenho que agradecer pelas palavras e parabenizá-lo pela sensibilidade. Passar um tempo aqui em seu blog é maravilhoso, beber dessa sua fonte é muito bom, principalmente para mim, uma pequena aprendiz da vida, da literatura e de seus maravilhosos artistas (como você). Obrigada! Um grande abraço.

    ResponderExcluir