sábado, 31 de julho de 2010

A árvore que pensava


Como toda história começa com “Era uma vez...”, a minha começá-la-ei. Tratava-se de uma cidade pacata, pequena e de interior, que apresentava um cenário bucólico bastante imagético: uma pracinha com um lindo coreto. Ao redor dele havia várias árvores. Uma dessas árvores, porém, se destacava em comprimento de galhos, apresentava poucas flores, folhas graciosas e frutos raros. Havia um fenômeno extraordinário, transcendental e único por trás dela o qual despertava reclamações e murmúrios.
Com o pensamento envolto e a balançar com o vento, a árvore pensava. Era o que a diferenciava das outras árvores. Ela não falava, mas pensava. E muito.
Com o passar do tempo tais pensamentos começaram a incomodar a vizinhança, visto que cada folha que caía dos galhos extensos, que se alavancavam cada vez mais próximos às calçadas, sujava diariamente o chão. Todos os dias um excesso de folhagem era retirado.
Num certo momento, um morador, cansado de varrer todos os dias sua calçada, podou a árvore. Como não podia se defender, ela foi massacrada pelos açoites da ferramenta e pelo sofrimento. Infelizmente ela só pensava. E pensava muito a ponto de se encher, durante a noite, de entusiasmo (para quem não sabe esta palavra significa “encher-se de Deus” em sua origem etimológica).
Com o poder de pensar, a árvore cresceu o dobro em termos de galhos, folhas, flores e frutos enormes, que antes era raro ter. Algo extremamente inacreditável pairava naquela praça a ponto de mistificar e afligir tudo que se encontrava ao redor.

      
              Ao amanhecer, os moradores daquela cidade ficaram apavorados e perplexos com aquela visão. Muitos nem acreditaram, outros passaram mal e alguns acharam que era puro delírio. No entanto, o morador que podou a árvore ficou irritadíssimo e se sentiu afrontado.
Então, entrou em sua residência, pegou um material estranho e incinerou a árvore preferindo ficar na mesmice a ter que se sujeitar a uma nova filosofia de vida.

5 comentários:

  1. estou te seguindo também *-*
    gostei do blog!!!!


    http://erapraseroff.blogspot.com/
    da uma passadinha lá, atualizado

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Acabas de ganhar mais uma seguidora. Devo dizer que fiquei impressionada e espero suspreender-me a cada dia. Assim, surpreenda-me!!!!!!! (nozes)

    ResponderExcluir
  3. Ao ler ...fiquei pasma, como podes imaginar que a arvore pensava.....de fato me surpreendeu...São os pensamentos que criam asas na imaginação, faz ver mais além de que muitos vêem tão poucos, sua maneira de escrever poemas, pensamentos, versos, qeu sejas.....contribui para acreditarmos que podemos viver de forma mais sublime , não é só as palavras que tem poder divino ...mas o pensar como a arvore pensava denota-se que somos infinitamente seres iluminados de Deus *.*

    Jananf....amei ....continue sempre assim e vou te seguindo ....*.*

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto amigo,
    Diariamente somos suprimidos pelo cotidiano alienado, e quando buscamos o inusitado, que nos tempos atuais seria pensar, somos coagidos a permanecermos calados.

    Ótima personificação, quantos de nós já foram incinerados, tanto intelectualmente pela crítica ,como literalmente em décadas passadas.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  5. OLÁ!..AMEI...CONTINUE ASSIM,E PODE TER CERTEZA QUE ESTAREI SEMPRE AQUI,AFIM DE VIAJAR EM SUAS SÁBIAS PALAVRAS...BJS FCD

    ResponderExcluir