sábado, 5 de fevereiro de 2011

Desvanecer poético

Apagou a luz,
dissipou o medo,
perdeu o ânimo e se embriagou,
espalhou fome e miséria de leitura
e palavras foram jogadas ao vento,
derramou um cálice de vinho rose em cima da cama,
cuja fronha do travesseiro encheu-se de mácula,
infringiu o ódio,
mas desanimou em perdoar.
Fugiu para o Egito
e se manifestou contra a tirania do presidente atual.
Não obstante, se igualou a ele,
teve inveja dele e se tornou igual:
fechou portas para a economia,
ordenou que matassem pessoas,
quebrou a promessa de paz,
desasnou-se completamente
por arruinar a literatura.
Brigou com a Poética de Aristóteles,
saqueou os poemas de Píndaro,
desconfigurou a matemática de Pitágoras,
guerreou com Palas Atenas,
esqueceu da filosofia socrática,
negou o positivismo de Augusto Comte,
teve problemas patológicos por não aderir a Husserl,
considerado o Pai da Fenomenologia.
Lutou, no entanto, por uma nova visão hermenêutica;
Infelizmente os poetas saquearam seu saber,
usurparam a tragicomédia para evanescer pensamentos
e riquezas sentimentais.
Clonaram-no e cortaram-no em pedaços
para fazer experimentos laboratoriais.
E os vocábulos desmaiaram,
tornaram-se oração sem sujeito
para ser o adjunto adverbial
de um verbo sem complemento,
intransitivo,
prolixo,
mas com concatenação textual
a fim de inspirar desvanecimento.

7 comentários:

  1. Wonderful!
    Even I have used google translation, the rithm in your language is stunning!
    My compliments!
    Best regards!

    ResponderExcluir
  2. Oi, vi você lá nos meus seguidores e vim conferir o que você escreve, adorei, e estou te seguindo também.
    Beijos, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Bárbaro!
    Ficou espetacular este final!

    "E os vocábulos desmaiaram,
    tornaram-se oração sem sujeito
    para ser o adjunto adverbial
    de um verbo sem complemento,
    intransitivo,
    prolixo,
    mas com concatenação textual
    a fim de inspirar desvanecimento".

    Obrigado pela visita, Adorei conhecer teu Blog!

    ResponderExcluir
  4. Ola Jasanf, seu blog está nos meus favoritos, e vc tb é um dos meus seguidores, vc tem belas palavras pra expressar sentimentos.
    Tem um selinho pra vc no meu blog, da uma passadinha la, bjs

    http://katieparavidatoda.blogspot.com/2011/02/selinhos.html

    ResponderExcluir
  5. BELO POST, ADOREI A IMAGEM!

    Abrçs.
    Bruno JP Teixeira - O Portuga
    http://brunojpteixeira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. É impressionante o domínio que tens sobre as palavras. Você brinca com elas de modo a nos encher de inspiração para produzir novos textos. Parabéns pelas sábias palavras e obrigado por seguir meu blog. Em breve postarei mais textos. Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelos seus escritos. Estou seguindo seu blog. Agradeço pela visita ao meu blog e pelo comentário positivo. Creio que possamos manter contato, pois sou aluno do Curso de Letras na Puc-Campinas/SP e me interesso muito por literatura. Meu e-mail é gabrielcastelar@msn.com
    Abraço

    ResponderExcluir