segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Lectando-se em seu primeiro espaço festa

Parece que foi ontem que Lectando-me nasceu, cresceu e desenvolve-se à medida que os vocábulos se juntaram para formar processos de leituras inexplicáveis. Escrever neste período de um ano virou válvula de escape a fim de que as emoções, sentimentos enraizados fluam e se libertem daquilo que os acorrentam.
Caríssimo leitor, como é bom encontrar-me junto de ti e saber que a obra de Umberto Eco (Lector in Fábula) bradou por meio de uma pequena criatividade o nome deste blog.
Sinto que a voz que há dentro de mim almeja falar, clamar, reclamar, declamar, proclamar, aclamar horizontes semânticos e sinestésicos que surjam da alma. Por isso, lectar-me-ei em todos os tempos verbais e em todos os tons minhas tessituras imagéticas.
Com efeito, não é fácil se expressar em letras, não é fácil se redesenhar e criar falares dignos de um bom heterônimo, não que eu seja um, mas o eu-lírico sente, deseja, apaixona-se, peca, destrói-se com facilidade, constrói algo novo ou se reinventa, já que muita coisa já foi dita por grandes pensadores e escritores.
A cada dia que passa, me liberto e me entusiasmo em temas ecléticos, passivo de erros para me contagiar e me emocionar ou para me deprimir num narrador poético que ultrapasse a sensibilidade, os falares e o próprio silencio. Silenciar também faz parte para se modelar, para amadurecer e se aproximar de Deus num imenso deserto com 30 flores, uma para cada dia do mês. Será que há em meus textos algum simulacro de autobiografia? Quem sabe. Não sei se há, no entanto confesso que tive grandes inspiradores para textos que jamais pensei escrever.
Queria, enfim, ser original, falar com os anjos, escrever textos para uma comunidade de leitores e me aprimorar naquilo que se publica diariamente. Embora nem sempre a realidade nos permita tamanha façanha, há uma tríplice aliança aqui neste blog formada por um autor-texto-leitor que faz da teoria da recepção de Jauss adentrar num espaço que provoca algum efeito literal ou metafórico. Eu sei que há um efeito. Mesmo que seja para sorrir ou para depreciar com palavras ou silencio.















Hoje, portanto, descubro que a função conativa e emotiva da linguagem é de grande importância para a construção de um blog.
Espero ainda, algum dia, conseguir um desenhista para fazer o logotipo deste blog a fim de que no próximo ano ele esteja com outro designer gráfico ou com sua marquinha estampada nas poesias.
Assim, pretendo continuar com cada expectador e poder te entregar um pouco do que não sou, o melhor e o pior do que sou, reinventando situações, engendrando conhecimentos para aprimorar e aprender sempre com que está ao meu redor. Parabéns a cada leitor, cada lector, que resolveu conjugar algum momento de leitura e poesia neste meu universo pictórico.
A cada LECTOR, meu terno e forte abraço.

16 comentários:

  1. Parabéns e que você consiga sempre ter muito sucesso com o blog. =D

    ResponderExcluir
  2. Caro Jander, estou encantado com sua veia poética, com sua performance vocal, disfarçada no signo da letra! Ouço sua voz... no seu fazer lectativo... Paira em mim uma emoção parnasiana de admiração, no centro no chacra cardíaco, o chacra das emoções... uma emoção que é uma voz que me balança, que me inspira a ler, a ser coautor, a comungar no encontro com a alteridade, na contemplação da qual encontro e construo uma centelha de minha identidade... emoção que me leva a viajar neste rio caudaloso, em direção ao oceano, rumo ao ponto mais oriental das Américas, a ponta do Seixas, onde o sol nasce primeiro, nos trazendo pelas suas luzes criativas a aura mística da poesia no carro de fogo de Apolo, o frecheiro infalível, o deus do Amor e das artes... Peço que as musas de Apolo e todas as energias do universo resplandeçam em torno de nosso querido escritor Jander, trazendo-lhe a nosso luz do Grande Sol Central do Universo, a Luz do Deus da Vida e da Esperança, o Deus Amor Infinito, a fim de que a criatividade poética deste artista se multiplique mais e mais e encante o nosso país... Um grande e fraterno abraço! Parabéns pelo primeiro aniversário! Fico feliz por participar dele! E por participar de sua existência neste planeta como seu amigo! Lectar-me-ei em todas as formas verbais com a sensibilidade e a ternura das flores da manhã, as flores da minha infância, as Xananas tão pequeninas e singelas, mas fortes e vigorosas, por trazerem em si, no seu centro, o tetrato do sol! Beijos! João

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!
    Desejo tudo de bom pra ti e que seu blog continue cada vez melhor!
    bjs!

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNSe prabéns pelo seu blog, vou seguir,se tiver um tempinho passe pelomeu: http://justxmyxdream.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS!!! SAÚDE E SUCESSO SEMPRE...

    http://coliriasdacaprichosos.blogspot.com/2011/02/especial-do-toliminado.html

    ResponderExcluir
  6. Jasanf,

    Que o espaço cresça com a poesia que se derrama aqui. Parabéns e continuemos!
    Bj e boa semana

    ResponderExcluir
  7. menino Jas...
    poderia dizer-lhe tantas coisas...uns já disseram e muitos outros dirão por mim...mas deixo aqui muitas bjks doce no teu ♥ e Parabéns por se manter sempre com ótimos post aqui neste cantinho...Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns..

    Que Deus te dê conhecimento e sabedoria para continuar enchendo as nossas mentes de novos conceitos e paradigmas, que nos fazem refletir! Que em 2011 o Lectando-me consiga realizar todos os seus objetivos!

    Tudo de bom!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Querido amigo... Parabéns pelo seu Blog ele está cada vez mais lindo e interessante. Para mim, voce escreve como ninguém, adoro ler-te. Obrigada por ter se lembrado de minha pessoa. beijos. te adoro...

    ResponderExcluir
  10. Jander desejo tudo de bom pra você e que seu blog cresça muito ainda e complete muitos anos de vida =D.PARABENS!!!

    ResponderExcluir
  11. Rsrs parabens coisas sinceras não acabam apenas crescem

    abraços!

    ResponderExcluir
  12. \o/ \o/ \o/ Ainda bem que cheguei para a festa. Parabéns menino, que esse seja só o primeiro aniversário de uma série interminável. Parabéns pelos poemas, textos e obrigado pela companhia.
    Sucesso sempre.
    Bjux

    ResponderExcluir
  13. parabens pelo blog..apesar de nao acompanhar muito..creio q seja fabuloso e acima de tudo criativo, continue o trabalho!

    ResponderExcluir
  14. Nossos Blogs fazem aniversário no mesmo mês, mas são de signos diferentes. O teu é Aquário, se não me engano, já o meu é Peixes, assim como eu. Parabéns pelo Blog e por estar entre os poucos leitores, ou lectores que ainda restam. Você concorda comigo que as pessoas estão perdendo o costume de ler? Em fim, que possamos estar por muito tempo juntos na Blogosfera, nos expressando e fazendo literatura.

    ResponderExcluir
  15. Nós é que agradecemos!
    É sempre um prazer ler o Lectando-me!

    ResponderExcluir
  16. PARABÉNS ATRASADO...

    MAS DE TODO MEU CORAÇAO TE PARABENIZO POR ESSA INICIATIVA DE NOS FAZER VIAJAR NA LITERATURA...
    FELICIDADES NESSA JORNADA, BJS VC SABE QUE TE ADMIRO,NAO VENHO AQUI SEMPRE MAS SEMPRE QUE VENHO NAO ME ARREPENDO.

    ResponderExcluir